quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fenômeno Raro Deixa Ingleses de Cabelo em Pé


O deslizamento de terra submarino também causou 
estática elétrica, o que fez curiosos ficarem 
de  "cabelo em pé"



"De Arrepiar os cabelos", um enorme deslizamento de terra subaquática provocou uma tsunami ao longo da costa de Cornwall, na Grã-Bretanha.

Um deslizamento de terra maciça, subaquática a 322 Km da costa de Cornwall, causou uma série de mini-tsunamis, ondas e marés na segunda-feira(27). Turistas, pescadores e conservacionistas ficaram surpresos quando a maré de repente se deslocou até 50 metros em questão de minutos. A queda brusca da maré levou a uma mudança perceptível na pressão do ar que notavelmente, criou estática no ar, fazendo com que o cabelos das pessoas ficasse de pé.  Dezenas de relatos de mudanças rápidas das marés , deu à luz, como ondas, subindo os rios estuarinos - foram relatados em todo o litoral sul como uma onda 3 quase 1 metro batendo na Grã-Bretanha.

Apesar de dramático para a costa sul da Inglaterra, a escala do tsunami é mínima quando comparada com as ondas de até 40 metros que atingiram a costa do Japão em março. Fotos incríveis tiradas por testemunhas ao evento desta semana mostram o tsunami subindo rios contra o seu fluxo natural. Especialistas confirmaram hoje, que os acontecimentos extraordinários foram provavelmente causados,
​​como resultado de um deslizamento de terra na plataforma continental, a 322 Km a oeste da costa de Cornwall.  O mini-tsunami foi gravado em medidores de maré de Cornwall para Hampshire que revelaram uma coluna pouco mais de meio metro de altura de água, que se moveu de oeste para leste.

Dr Martin Davidson, da Universidade de Plymouth, disse que a onda foi causada provavelmente por deslizamento de areia ou deslizamento de lama do mar. Ele disse: “Eles são muito raros e provavelmente não era um fenômeno das marés, mas mais provavelmente um tsunami de algum tipo”.


”Provavelmente não foi devido a um terremoto, que é a causa normal de um tsunami. Este foi, provavelmente, mais provável que tenha sido causado por um deslizamento de terra.”

Efeitos do fenômeno foram vistos ao longo de 400 Km da costa sul, a partir de Penzance até Portsmouth.

Fonte/Crédito: Daily Mail – UK
Leia a matéria completa em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto: A.Mace

Fonte: YouTube
Crédito: SDFitch



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...