domingo, 17 de julho de 2011

Mar Avança e Sua Fome por Terra é Grande

Foto - crédito: Nauro Júnior/RBS


Um balneário ao extremo sul do Rio Grande do Sul corre o risco de desaparecer. Perdendo dois metros de areia a cada ano, a praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, está distante 20 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O mar já engoliu cerca de 30 casas.


Fonte/Crédito: Noticiasuol.com.br

Colaboração: Luna

Comentário do Autor

Aproveitando a notícia divulgada, achei interessante e de grande utilidade, expor aqui neste post o comentário e pesquisa apresentada por nosso integrante e colaborador Abreu. 

Por Abreu

Relativamente à matéria, que você postou aqui neste Portal, intitulada:"Liquefação do solo engole Porção de Praia na Península de Inskip, na Austrália", posso te informar:

Fenômeno similar já está ocorrendo no Brasil, em áreas fluviais amazônicas. No Brasil dá-se o nome de "Terras Caídas". Existem relatos de um evento ocorrido na "Enseada da Saracura", em março de 2007, que provocou uma "tsunami fluvial", com uma onda de 6 metros de altura.

Esse tipo de evento é o que se teme acontecer com o "Cumbre Vieja", vulcão submarino interior, na Ilha Las Palmas, no Arquipélago das Canárias (vulcão similar à "Falha de Saint Adrews, na Califórnia).

Esse vulcão vem sendo monitorado há tempos, e o seu avanço poderá provocar a cisão de parte daquela ilha (500 KM3), com a queda ao mar de toda a sua costa oeste, lançando nas águas do Oceano Atlântico MILHÕES DE TONELADAS DE TERRA, o que provocaria uma TSUNAMI com ondas estimadas de "2.000 (pico) a 600 METROS DE ALTURA", que avançaria 25 kms terra adentro, numa velocidade de 1.000 kms por hora, e que varreria boa parte da Costa Africana, Península Ibérica, Parte da América do Sul (a partir da Bahia), toda a América Central e parte da porção sul  e leste da América do Norte.

No caso específico do Brasil, faz todo sentido o mapa divulgado pelo Sérgio Russo, no Portal Dominios Fantásticos, dando conta da INUNDAÇÃO TOTAL DA BACIA AMAZÔNICA e desaparecimento de outras regiões costeiras brasileiras.

Em resumo, amigos

"A RAÇA HUMANA, COM TODA A SUA ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA E EGOÍSMO, NÃO PASSA DE UM MÍSERO VERME SE EQUILIBRANDO NUMA CASCA DE OVO ESCORREGADIA, NUM MAR TEMPESTUOSO".

Abraços,

Abreu

Agradecimentos ao nosso colaborador

A.Mace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...