domingo, 24 de julho de 2011

Nibiru e Elenin, as Trombetas do Apocalípse Que Não Param de Soar

Concepção artística de Nibiru - Crédito: gilderm / sxc.hu


O renomado astrofísico Carl Sagan certa vez descreveu um “kit de detecção de mentiras”. Um conjunto de ferramentas que os pensadores céticos usam para investigar qualquer novo conceito. Algumas das principais ferramentas incluem uma desconfiança saudável de informações, que não são verificadas de forma independente, avaliar criticamente uma idéia ao invés de tornar-se irracionalmente ligado a ela simplesmente, porque é intrigante e uma preferência por explicações simples sobre os fatos descontroladamente especulativos.

A obsessão com o planeta Nibiru, que os teóricos da conspiração dizem ser um planeta girando na periferia de nosso sistema solar e que vai colidir com a Terra e acabar com a humanidade em 2012 - ou, em algumas opiniões, 2011 - mostra que um impressionante número de pessoas "estão assistindo vídeos do YouTube e visitando websites sem nada em seu “kit cético”, estas são as palavras de David Morrison, um astrônomo do planetário do Centro Ames de Pesquisas da NASA e cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da NASA.



Morrison estima, que existam 2 milhões de sites discutindo, que a colisão de Nibiru com a Terra seja iminente. Ele recebe, em média, cinco inquéritos, via e-mail, sobre Nibiru, todos os dias.  Qual é a origem deste pânico em massa sobre Nibiru, que os astrónomos dizem que não existe?


A Suspeita da Origem


A idéia, de que o juízo final será resultado de uma colisão planetária, foi proposto pela primeira vez em 1995 por Nancy Lieder, uma auto-descrita "contatada". Lieder afirma que ela tem a capacidade de receber mensagens por meio de um implante extraterrestre em seu cérebro, de uma estrela do sistema Zeta Reticuli. Em seu site, ZetaTalk, ela afirmou que ela foi escolhida para advertir a humanidade de uma iminente colisão planetária que acabaria  com a humanidade em Maio de 2003. (Quando tal evento cataclísmico não ocorreu, os seguidores de Lieder escolheram 2012 como nova data para a colisão de Nibiru, que coincide perfeitamente com as profecias do fim do mundo e outras focadas no fim do calendário maia.)



Falta Planeta


O maior elo perdido na profecia do Juízo Final em si, está em Nibiru. Porque, nenhum planeta gigante foi encontrado fora do sistema solar, para desempenhar o papel de Nibiru, Mesmo assim alguns teóricos da conspiração decidiram que um cometa pequeno chamado Elenin, que vai passar mais próximo da Terra em outubro de 2011, é realmente Nibiru. Porém, dizem os cientistas, que o Elenin virá a uma distância de 100 vezes mais distante do que a distância da Terra à lua.



Distinguir a verdade da mentira


Morrison deu alguns conselhos para aqueles que estão interessados ​​em astronomia ou estão preocupados com as iminentes colisões. Morrison disse: “Se esta é uma história real, seria mais provável que a imprensa já houvesse publicado em algum site. Além disso, “nem todos, que dizem no YouTube serem cientistas ou um funcionários da NASA, o são”, mas não há nenhuma maneira simples de distinguir a verdade da mentira. As conspirações são tão absurdas sobre Nibiru, que Morrison se pergunta se até mesmo suas "fontes" acreditam. Porque muitos sites que vendem livros sobre Nibiru, fitas e até mesmo “kits de sobrevivência”, Morrison acha que eles estão propositadamente se aproveitando das pessoas que não são capazes de distinguir fontes credíveis de entes malucos."Este é um problema especialmente para os jovens e é por isso que estou com tanta raiva de quem destina isso à crianças, disse ele.

Fonte/Crédito: Foxnews.com


Leia a matéria completa em inglês:




Tradução e adaptação de texto: A.Mace




Comentário do Autor

 
Concordo que existam infinitas teorias absurdas e sem base científica alguma, entretanto, resta agora estudar, analisar, pesquisar e decidir em quem acreditar, nos teóricos, ou em uma frase famosa da NASA - “É um passo pequeno para o homem, gigantesco saltar para a humanidade”?  



Num aspecto, concordo plenamente, com o Sr. Morrison e sua irritação, com a disseminação deste tipo de notícias para as crianças e a forma que está sendo divulgada. Morte e destruição. A boa psicologia infantil está sendo deixada de lado, podendo em muitas crianças e jovens, causar seqüelas irreparáveis. O pior, é que com o acesso quase que irrestrito dos conteúdos, fica difícil ou quase que impossível para os pais, este tipo de controle de informação. Neste caso o melhor a ser feito é falar com os filhos e usar da "máxima psicologia infantil", para combater esta situação, seja ela verdadeira ou de pura "Asneira" pseudo-científica.



A.Mace


Um comentário:

  1. Já na contra mão, existe um grande número de pessoas que não acreditam que o homem foi na lua.
    Os sentidos humanos são falhos e longe de serem os melhores em nosso próprio planeta.
    Me parece ser prudente não depositar o conhecimento da verdade nesses sentidos de uma forma tão radical.
    Tanto o cético quanto o crente se amarram em seus paradigmas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...