domingo, 28 de agosto de 2011

Forte Terremoto da Costa Leste dos EUA é Bastante Incomum

Crédito: Google Maps


Os sismólogos disseram que o forte terremoto que sacudiu o leste dos Estados Unidos na terça-feira passada, foi bastante incomum em sua gravidade, embora fosse centrada em uma parte da Virginia conhecida por tremores menores. O terremoto inicial, que registou uma magnitude de 5,9 graus, pouco antes das 02:00 EDT, foi sentido a partir das Carolinas para a Nova Inglaterra.

"Um deste tamanho é muito incomum", disse Karen Fisher, professora de sismologia da Universidade de Brown e presidente eleita da seção de sismologia na União Geofísica Americana. "Este é o maior terremoto, de longe, que eu estou ciente de que lá ocorreu na história recente."

Karen disse que, o epicentro do terremoto na região central da Virginia, está em um área chamada de Zona Central Sísmica da Virginia, assim registrada no Serviço Geológico dos EUA.  Enquanto a força do tremor foi incomum, a ampla disseminação das ondas de choque foi comum para a Costa Leste, de acordo com Peggy Hellweg, um sismólogo de pesquisa no Laboratório Sismológico Berkeley, na Califórnia. Hellweg disse em entrevista, que isto é devido principalmente, à diferença de terreno. 

"Nossa terra é toda feita com material picado ... como uma pilha de bolas de gude", o que significa que as ondas de um terremoto não se espalham para fora de determinadas áreas, já no leste dos Estados Unidos as ondas se propagam livremente.

Fisher disse que, outra diferença entre a costa Oriental e Ocidental dos EUA, é que a Costa Oeste está sobre o limite entre duas placas tectônicas ativas, a da América do Norte e do Pacífico e a força dessas placas deslizam umas contra as outras gerando terremotos regularmente. No Oriente, ela disse, "Não há mecanismo de condução, em termos das duas placas deslizarem uma na outra ... é por isso que é muito mais incomum".

David Oppenheimer, um sismólogo do Serviço Geológico dos EUA, disse que tremores secundários devem ser esperados. "Você vai se sentir sismos de magnitude 3 a grandes distâncias ... Eu esperaria dezenas de tremores de desta magnitude".


Fonte: Fox News
Leia a notícia completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: A.Mace
Colaboração: Gério Ganimedes - PQA



Comentário do Autor

“...Nada mais é como antes, nada mais é estável, nada é imutável. Céticos e cientistas, desistam dos padrões e das “tabelinhas convencionais”, estamos diante de uma nova era, onde antigas regras naturais, não regem mais nosso transformado planeta”.

A.Mace


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...