quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pode o Aumento da Atividade Solar, Aumentar o Risco de Câncer dos Passageiros Aéreos?


Bilhões de partículas e raios extra-terrestres que pulverizam a Terra, poderiam ameaçar a segurança de passageiros de aviões, alertou um especialista. Mudanças dramáticas na atividade solar, podem aumentar o risco de danos cancerígenos às células de passageiros a bordo de aviões que cruzam os polos, afirma o professor de física Ambiental Espacial, Mike Lockwood. Ele disse que as pessoas que fazem regularmente, voos de longo curso, podem estar particularmente, em risco, sob os efeitos da radiação solar.

No futuro, pessoas que voam seguidamente, para o Canadá ou a costa oeste dos EUA, deveriam considerar, que pelo menos, duas ou três vezes por ano, submeterem-se a exames de triagem cancerígena, disse ele. O professor da Universidade de Reading insistiu que não está sendo alarmista, mas quer que as pessoas estejam conscientes dos riscos potenciais à saúde. Seu alerta se concentra sobre as mudanças na atividade do campo de turbulência magnética do sol.

Os sinais são de que estamos saindo de um período de décadas de alta atividade, durante o qual o sol foi coberto em dezenas de pontos, manchas, escuras e cuspiu vastas chamas e bolas de gás superaquecido do tamanho de planetas. Entre este e o próximo período tranquilo está uma "zona de perigo", durante a qual os raios mais perigosos criados por explosões da estrela e partículas perigosas, compostas por nuvens de gás expelidas pelo sol.  Em doses muito elevadas, podem causar alterações cancerígenas nas células do corpo.
O campo magnético da Terra serve de  escudo para os danos causados pelo Sol, para a maioria de nós, mas os que voam em altitudes elevadas, sobre os pólos, poderiam estar em perigo, disse o professor. O pesquisador também "instou" a indústria de aviação, para verificar a eletrônica dos aviões, que foi projetada sem previsões, para esta modificação do clima espacial. O Professor Lockwood, que detalhou sua advertência, na revista "Geophysical Research Letters", disse: "Eu não estou sendo alarmista". O professor disse que não há regulamentação sobre exposição à radiação, para passageiros de avião. Ele disse: "A análise mostra que o risco dos efeitos espaço-tempo são consideravelmentes maiores no próximo século, em comparação, com a atual era do clima espacial".

Fonte: Daily Mail - UK
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: A.Mace


Comentário

Agora vocês já sabem. Se forem voar, ... Não saiam sem protetor solar fator cinquenta, ou vocês literalmente, estarão fritos!

A.Mace



Um comentário:

  1. Vai interferir é com todo mundo, no ar, em terra, em bunkers, no fundo do mar. São raios gama, raios x, neutrinos, que trespassam tudo!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...