quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Um Oceano Alienígena na Terra

Crédito: KeystoneUSA-ZUMA/Rex Features


Maré misteriosa e brilhante transforma litoral californiano em uma paisagem alienígena azul neon.


Poderia ser o desenlace sombrio, de um filme de ficção científica, com a silhueta de um homem solenemente assistindo, a um mar brilhante, com uma criança empoleirada no topo de seus ombros, mas isso não é truque de cinema - é um fenômeno natural causado por uma reação química chamada de bioluminescência, que acontece quando uma ocorrência natural de microrganismos na água é perturbada, causando uma reação química que emite luz. A reação é semelhante ao brilho dos vaga-lumes, que usam este artifício químico para atrair presas ou companheiros. Este brilho é emitido por muitos organismos submarinos, especialmente criaturas que vivem em profundidades onde a luz da superfície é menos provável de penetrar.

A visão fascinante foi capturada na "praia do luar" em Encinitas, Califórnia, ontem(28). O brilho noturno é o efeito colateral, de floração de algas vermelhas, conhecido como maré vermelha, que pode transformar todas praias vermelhas  e turvas durante o dia. 

À noite, ocorre um aumento do plâncton microscópico chamado dynoflagellates, que brilham no escuro quando perturbados por correntes ou ondas. Além disso o fenômeno, provoca um forte cheiro devido a decomposição das algas, plâncton e peixes.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...