sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Chile Parece Estar Sobre a Pressão do Magma

Crédito: AP Photo/Aysen Regional Government



O vulcão Hudson no Chile lançou três grandes colunas de vapor e cinzas que combinadas em uma nuvem mais de 5 quilômetros de altura na sexta-feira, ameaçando uma erupção muito maior do que as autoridades haviam previsto colocando Chile e Argentina em alerta vermelho.

Autoridades chilenas evacuaram 119 pessoas da área próxima e outros moradores estão se preparando para fugir, pois o rio Aysen está transbordando em suas margens pelo excesso de neve derretida pelo vulcão.

O vapor e as cinzas estão vindo de três crateras, que variam de 200 a 490 metros de largura, e com terremotos sacudindo a montanha, uma grande erupção poderia ocorrer dentro de horas ou dias, segundo o serviço nacional de geologia do Chile. Já existe um nuvem de cinzas e vapor que estão se espalhando 12,7 quilômetros a sudeste, em direção a Argentina.

O vulcão Hudson entrou em erupção duas vezes nos últimos 60 anos, mais recentemente, em agosto de 1991, quando empilhou cerca de 18 centímetros de altura de cinzas vulcânicas e matou um número estimado de 1,5 milhões de ovinos do lado argentino da cordilheira andina.

O vulcão está na Patagônia a 1600 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e a 750 quilômetros ao sul do vulcão Caulle Cordon que tem interrompido intermitentemente as linhas de tráfego aéreo na América do Sul desde que começou sua erupção meses atrás.

Coihayque é a cidade mais próxima do Hudson no Chile e pouco além da fronteira argentina, estão as cidades de Los Antiguos e Perito Moreno que já estão se mobilizando para o pior. 

Em uma grande erupção, com ventos predominantes, pode espalhar cinzas em todo o continente, cortando as rotas de abastecimento e as viagens aéreas para além do sul da Argentina.


Fonte: Fox News

Leia a noticia em inglês AQUI



Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...