domingo, 6 de novembro de 2011

EUA – Na Mira dos Abalos Sísmicos




Terremoto Atinge Oklahoma e a caminhada dos tremores pelo mundo, já preocupa autoridades Americanas.




Onda de terremotos pelo mundo parace estar mudando o alvo e já preocupa administração americana. Um fim de semana de tremores que rachou prédios, afetou a estrutura de uma rodovia deixou moradores e administradores de cidades americanas em alerta. O  tremor ocorrido na tarde de sábado foi o mais forte que o estado sofreu, sacudindo uma faculdade, um estádio de fute a 50 milhas de distância e foi seguido neste domingo por outro tremor forte. Não houve relatos de lesões graves, vítimas ou devastações nas primeiras horas após os terremotos.

O terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter, ocorrido no sábado à noite teve seu epicentro perto de Sparks, a 44 milhas a nordeste de Oklahoma City e pode ser sentido em todo o estado, chegando a Kansas, Missouri, Arkansas, norte do Texas e algumas partes do Illinois e Wisconsin, segundo informações da geofísica Jessica Turner em divulgação para os “EUA Geological Survey”. A magnitude de 4,7 graus do terremoto de sábado foi sentida no início do Texas chegando ao Missouri.

Após o tremor principal, varios outros tremores secundários ocorreram. Vários relatos de proprietários e empresas, informaram várias paredes rachadas, estruturas caídas e outros danos menores. Entretanto em Shawnee, o corpo de bombeiros disse que uma torre, sobre o edifício da administração na Universidade de São Gregório, tinha sido danificada e outro estava se inclinando, de acordo com a rede de tv KWTV em Oklahoma City.

Um gerente de emergência, em Lincoln County, perto do epicentro, disse que a rodovia 62, uma estrada de duas pistas que serpenteia, através da paisagem, se tornou ondulante entre Oklahoma City e o estado do Arkansas, deformando-se em alguns lugares, onde o terremoto foi mais forte, na noite de sábado. Segundo outros relatórios oficiais, ainda incompletos, deste domingo, varias rachaduras em alguns edifícios, foram mencionadas e torres e uma grande chaminé foi derrubada.


Fontes: NOAA - Fox News


Comentário do Autor

A crescente subida na escala de tremores que se alastram pelo mundo todo , parece que agora chegou no coração da preocupação mundial. Enquanto os tremores apenas aconteciam em regiões de “pouca importância” para as potências globais, as coisas pareciam apenas caminhar de forma normal e pouco especulativa, mas agora o eixo central de uma das grandes potências mundias foi atingida e o temor de uma desgraça maior, começou a tirar o sono de muitas autoridades que, antes apenas viam as outras trajédias, como sendo um “probleminha” no terreno do vizinho. 

Como sempre digo: “A humanidade só mudará, seu comportamento destrutivo e dormente, diante das mudanças climáticas, quando estiver sendo empurrada na beira de um penhasco”.

Bem o penhasco já está diante de nós, e o planeta parece estar dando uma mãozinha, para nos empurrar em queda livre.


Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...