sábado, 31 de dezembro de 2011

Onda de Calor Grave Atinge a Região da Antártica



Análise do quadro apresentado pelo site UBALERT

Dezembro de 2011 atingiu níveis críticos e grava um dia de verão recorde para o Pólo Sul. A temperatura no Pólo Sul medida pela estação de pesquisas Amundsen-Scott, mostra registros de -12.3°C em 25 de dezembro de 2011, comparada aos -13.6°C em 27 de dezembro de 1978. A baixa em 25 de dezembro foi -17.8°C, o que soa como confortável, considerando que a menor temperatura registrada no Pólo Sul foi de -82.8°C, definido em 23 de junho de 1982. A Temperatura no Pólo Sul em dezembro, normalmente marca -26.5°C, portanto, além da onda de calor recorde neste Natal, estas medidas tem sido uma média neste mês de dezembro no Pólo. A alta do Natal foi causada por uma língua de ar quente, que empurrou o interior do bloco atmosférico sobre a Antártica.

A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 km cúbicos por ano, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetros a cada 12 meses. O degelo desta calota pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também são, escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

Com este quadro repentino, desta onda de calor, sem precedentes, este processo pode ser acelerado e os resultados disso, já são bem previsíveis.
 
Estamos atentos ...

Fonte de Pesquisa: Ubalert
Link do alerta: http://www.ubalert.com/a/78566
Tradução, texto e adaptação: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. No litoral de Sergipe na noite de natal desse ano, a maré teve uma alta inesperada arrastando várias casas. Será que tem a haver com esse desgelo dos pólos? Curioso também é que na Europa e nos EUA a temperatura não esta tão baixa quanto seria o comum para esse época do ano quando a neve caia. O clima promete causar surpresas em 2012.
    Gério um excelente 2012 para você e equipe e que as profecias maias de renovação e evolução da humanidade sejam concretizadas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...