domingo, 19 de fevereiro de 2012

O Gigante Coberto de Neve Parece Despertar

Monte Fuji - Japão


Por Gério Ganimedes


A bela vista nevada que já ilustrou milhões de cartões postais do Japão, parece estar se transformando, de um personagem ilustrativo, para um ameaçador.

Relatórios estão aparecendo, sobre a agitação e sinais de um possível despertar do vulcão do Monte Fuji no Japão.

De acordo com um relatório que inclui uma fotografia clara da área, uma fileira de novas crateras, a maior com 50 metros de diâmetro, apareceu no flanco leste do vulcão a 2200 metros de altitude. A erupção de vapor foi observada numa dessas aberturas. A observação agrega outros sinais, que sugerem um gradual despertar.  

Um enxame de terremotos, incluindo 4 de magnitude 5, ocorreram a nordeste do Monte Fuji depois de 28 de Janeiro de 2012. Um terremoto de 6,4 ocorreu anteriormente sob o vulcão em 15 de março de 2011. O relatório também menciona que a atividade aumentou de um respiradouro fumegante a 1500 metros de altitude e áreas termais no flanco leste estão sendo observadas desde 2003.

Esses locais parecem estar alinhados geograficamente, e provavelmente estão ligados. Dr. Masaaki Kimura da Universidade Ryukyu é citado a admitir que há um aumento do risco de erupção no flanco leste e que a atividade do vulcão devem ser cuidadosamente monitorizada.


Fonte: Volcano Discovery
Leia a notícia em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Gério, achei isto no Daily Mail, uma "tempestade marítma submersa" fotografada por satélite,coisa estranha...poderias postar algo a respeito?
    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2104279/Nasa-satellite-pictures-enormous-90-mile-wide-underwater-storm-.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...