quinta-feira, 1 de março de 2012

Voo Virtual Sobre o Gelo

Crédito: NASA


Por Gério Ganimedes


A NASA criou um incrível vídeo de “sobrevoo virtual”, numa rachadura de aproximadamente 30 quilômetros de extensão, na geleira Pine Island a partir de varreduras 3D a laser.

Em outubro de 2011, pesquisadores da NASA fizeram a primeira e mais detalhada medição em 3D aérea do nascimento de um grande iceberg. A equipe usou as medições capturadas através de um dispositivo de imagem 3D a laser, para criar um modelo 3D da rachadura na região gelada de Pine Island e um incrível vídeo foi construido para mostrar como seria voar através desta imensa fenda no gelo.

Clique no icone
 e veja a animação


A animação foi criada por uma compilação de fotografias aéreas, geradas pelo Sistema de Mapeamento Digital.  O conjunto é composto por uma câmera com a capacidade de resolução extremamete alta, dados muito precisos de geolocalização do mapeador Aéreo Topográfico e uma varredura a laser com altímetro que mede mudanças na elevação da superfície do gelo.
Ambos os instrumentos foram levados no avião de pesquisas DC-8 da NASA, os dados foram coletados em 26 de outubro de 2011.

A trinca formada na plataforma de gelo formada é um dos mais rápidos movimentos das geleiras ocidentais da Antártida. A rachadura da animação se estende cerca de 30 quilômetros, com uma largura média de 73 metros. O cânion variou de 50 a 58 metros de profundidade se aproximando do nivel do Mar de Amundsen.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...